ads

Aviso:

Aviso:

Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5


Quando ouvimos a palavra ninja, pensamos no guerreiro das sombras, aquele que aprece nos filmes de Hollywood, vestido de preto, usando bombas de fumaça e estrelas da morte, que aplica golpes mortais, consegue saltar de um edifício de dois andares, e coisas do tipo. Nunca imaginamos que a Arte Ninja é umas das práticas mais tradicionais e espirituais do antigo Japão que persevera até os dias atuais e seu treinamento se espalha em vários lugares do mundo, tanto na Europa como no Brasil.
Estudando a origem da palavra em sua língua original, o japonês, conseguimos captar um pouco da sua filosofia do Ninjutsu (Arte ninja):



: nin:
pode ter origem em duas palavras :
          


忍耐: nintai: perseverança   

忍び: shinobi: aquele que é invisível

: jutsu: Arte

Assim sendo podemos traduzir Ninjutsu de dois jeitos:

            忍術: ninjutsu: Arte da perseverança ou Arte do invisível

        O ninjutsu é muito antigo, pois provém das técnicas de luta e defesa das antigas famílias do Japão feudal, porém a primeira vez que o termo foi usado para designar a Arte foi no século VI d.C. como forma de nomear os guerreiros míticos e misteriosos que moravam nas montanhas e lá desenvolviam uma nova arte: o Ninjutsu.
            Nesta época o Japão estava passando por uma guerra civil, onde os Senhores feudais disputavam terras entre si. Quando um povoado se localizava em um espaço neutro entre dois feudos, era obrigado a pagar impostos para os dois lados, desse modo, a violência contra os camponeses aumentou em muito. Temendo uma guerra ainda maior o Imperador do Japão proibiu o uso de qualquer arma de quem não fosse um samurai ou pertencesse a um exército. Como forma de autodefesa, surgem então a maior parte das artes marciais japonesas, incluindo assim o Ninjutsu.
            O que difere o ninjutsu de outras artes? A Arte ninja surgiu na região de Iga e Koga, região esta montanhosa que se localizava bem no centro do país perto de muitos portos e, portanto, do centro econômico japonês. Por ser assim, este local atraía a presença de vários monges, tanto tibetanos como chineses, que tinham como meta propagar  o budismo seja da linhagem Chan (de onde se originou  o Zen) e da linhagem tibetana (de onde se originou o Shingon : principal religião no Japão atual).
            Nessa época outras religiões eram proibidas, pois  o Xintoísmo era a religião oficial no país, e de acordo com ela o primeiro imperador seria filho da deusa Amaterasu, mantendo assim o poder de forma divina. Em contra-partida o budismo pregava que todo ser humano possuía a essência divina dentro de si. Por este motivo os monges estrangeiros eram perseguidos, e na sua maioria se escondiam em cavernas nas montanhas de Iga e Koga. Tanto as suas práticas como a meditação eram consideradas estranhas ao povo japonês, e muitas vezes os sons dos mantras que estes recitavam eram confundidos como sons e cânticos de Tengus (demônios montanheses da mitologia japonesa). Por este motivo as montanhas passaram a ser lugares temidos, onde só fugitivos ou pessoas que buscavam ficar no anonimato iam para lá.
            Então os primeiros ninjas entraram em contatos com estas filosofias e religiões, assim na prática moderna do Ninjutsu o aluno entra em contato com várias técnicas de desenvolvimento espiritual como estudo de filosofias de cunho espiritual como o Zen e o Tao. Portanto o ninjutsu é considerado pelos seus praticantes muito mais um caminho espiritual do que uma forma de autodefesa, ou luta, apesar do treinamento marcial fazer parte essencial do dia-a-dia do aluno.

Judaime Shihan Frederico Sousa

About Kanagawa Dojo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
This is the last post.

3 comentários:

  1. Mr. J.S. Frederico, li os seus textos sobre M.T.C. e esse sobre os ninjas, são mt interessantes. Congratulacion.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Adorei essaq arte, fiquei com vontade de fazer também, antigamente eu fiz um pouco de kung fu, mas acho q não tem nada haver com ninjutsu.

    ResponderExcluir


Top