Quando viajei até o local de exame e me contaram que dois mestres de Tao estaria presentes eu pirei, como bom ascendente em virgem que eu sou. Fiquei revendo tudo que tinha pensado. eu não tinha escrito nada, quem me conhece sabe que dou minhas palestras sem ler nada, quando é algo mais sério preparo um arquivo de power point e pronto. Nesse caso eu simplesmente tinha pensado em deixar fluir.
Aí resolvi ler o tao te king novamente, pensar ver uma introdução, falar sobre tudo o que eu pudesse e mais um pouco. Resultado fiz um texto de 15 páginas sobre o assunto. Mas mesmo assim estava descontente com tudo e num acesso de loucura, ou inspiração divina, apaguei o texto. respirei fundo. e quando olhei pra tela vazia do PC. um flash de luz venho e começei a escrever de maneira frenética como se eu estivesse incorporado alguma coisa e estivesse psicografando.
Eis o resultado, sem mais explicações:
Como posso explicar sobre uma coisa que se for traduzida em palavras deixa de ser ela mesmo, assim também é a sua essência e a sua função.
O Tao se manifesta nas dez mil coisas, e como tal, pode ser contemplado em sua plenitude, mas qual é o homem que por um instante que seja, consegue compreender toda a criação sem enxergar a essência do Tao. Portanto somente aquele que enxerga o Um pode contemplar toda a criação na sua totalidade.
A natureza tem em si mesmo o movimento e a estagnação, pois nela habita a função plena do Tao. A sua mutabilidade é, por isso, imutável. As leis que regem esta imutabilidade também o são. Por ser manifestação da essência ela é cíclica, mas sua força é eterna, imortal.
O homem na sua essência também faz parte da natureza, portanto o homem santo procura estar harmonizado com o próprio movimento da natureza. Aquele que assim o faz será tão imortal como ela.
O ninja deve buscar esta harmonia com a natureza, pois assim sua ação será parte do movimento gerado pelo universo, e portanto será senhor de tudo a sua volta. Senhor de tudo, sem comandar, sem atuar, assim será sábio e tudo dominará. “O impossível se tornará lugar comum” e este lugar será o seu reino.
Não cortar a seqüência, assim diz a lei. Que seqüência senão o Taichi, movimento universal do yin e do yang. A verdadeira força habita naquele que deixa por ele passar este movimento, não interrompe, não aumenta, só transmuta e transfere. O atacante se torna atacado pela sua própria força. O que foi atacado primeiramente não é nada apenas que um elo, um ponto de mutação entre uma coisa e outra.
Na quintessência do Tao está o segredo para o imortal, o infinito, e também para a vitória. Ser como uma bola de fogo somente não quer dizer força verdadeira. Ser água quando se é fogo, é onde reside a verdadeira força e domínio.
Perto disto tudo, não somos nada e somos tudo ao mesmo tempo. Verdadeira contradição, mas sem ela nada existiria, a função não seria a existência e a essência não seria o Nada. Ou será ao contrário? Quem sabe?O homem santo?
O grande mestre?
Quem?
“A virtude superior não ostenta virtude por isso tem virtude.”
E quanto ao agir, e quanto a bondade. Quem segue o caminho está acima de tudo isto, sem sair de tudo isto. Ser bom sem conhecer a maldade é duvidoso. Ser santo na brandura não é nada demais. Pois “Conhecer-se o que faz o belo belo eis o feio. Conhecer-se o que faz o bom bom eis o não bom”.
Muitas são as coisas que permeiam o Caminho, porém único é o Caminho. Não existe outro, se existir, não será outro e sim outra é a pessoa que o vislumbra. Existem tantas visões do Caminho quanto suas manifestações, portanto, muitas são as formas, porém única é a essência.
Aquele que compreende o que digo segue o caminho sem duvidar, o que não compreende mas muito o quer, precisa primeiro se conhecer, porém, muitos são aqueles que ouvem mas não entendem e mesmo assim não param para seguir, não procuram a verdade compreender.
A pessoa superior escutando o curso o pratica zelosamente a pessoa mediana escutando o curso ora insiste ora desiste, a pessoa inferior escutando o curso ri estrepitosamente não risse não seria o curso.
Shihan Frederico Sousa
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